15 de ago. de 2012

Corretivos coloridos - Como usá-los?

Todo mundo sabe que o corretivo é uma etapa essencial na hora de produzir qualquer make up, né? Ele é o produto chave quando queremos esconder olheiras e as manchinhas indesejáveis da pele. Fora que se for em um tom mais clarinho, dá pra iluminar bem a região. Mas se deve tomar muito cuidado com o efeito do "panda invertido", hein?
E por existir essa dificuldade toda em camuflar as nossas imperfeições, um ser muito iluminado criou os corretivos coloridos se baseando na Harmonia Complementar do Círculo Cromático ou Roda de Cores, que consiste na simples teoria: Cores opostas se complementam e, no caso da maquiagem por exemplo, se neutralizam. XEQUE-MATE!
Para entender melhor, vamos aprender um pouco sobre a teoria das cores fazendo uma pequena leitura do círculo cromático:



Nós vamos utilizar sempre cores opostas do círculo, no intuito de neutralizá-las. Por exemplo: Verde x Vermelho, Azul x Laranja, Roxo x Amarelo e assim sucessivamente.
Cor quente + cor fria = cor morna
É basicamente isso, entendeu?

Tá, já entendi, Ludmila. Mas como vou utilizar a teoria na pele se não tenho manchas verdes, azuis, laranjas...?
Calma, Boneca! Vou te explicar:
As manchas mais comuns que encontramos no rosto são as roxeadas, como as olheiras e as avermelhadas, como as espinhas e vasinhos. Eu, por exemplo, não tenho espinhas - graças a genética! - mas em compensação, tenho as olheiras!
Portanto, no meu caso, o corretivo amarelo já dá conta de todo o recado.

Para entender melhor:



Amarelo: Neutraliza as olheiras, pequenos hematomas e manchas escuras em peles brancas ou morenas claras.


Laranja: Esconde olheiras mais azuladas e manchas escuras em peles morenas ou negras.



Lilás: Manchas amarronzadas, amarelo-laranja e espinhas inflamadas.



Verde: Manchas avermelhadas, vasinhos aparentes, espinhas e olheiras extremamente roxas.



Vermelho/rosa: Camufla as manchas brancas.




Aplicação:

Agora, só falta saber aplicar porque não quero minhas bonecas saindo por aí na rua parecendo confete, né? Vamos para o passo-a-passo:
♥ Se você usa primer, passe-o antes.
♥ Em cima da mancha que quiser esconder, aplique o corretivo colorido correspondente com o auxílio de um pincel ou leves batidinhas com o dedo anelar (ele é o que possui menos força, sendo mais fácil para aplicar o produto).
♥ Logo a seguir, passe o seu corretivo habitual. Sim, por cima do colorido.
*Para quem tem pele de pêssego, pode parar por aqui. Já para quem não sai de casa sem uma base, continuemos com as etapas...*
♥ Aplique a base no tom da sua pele.
Se achar necessário, pode colocar um pouquinho de pó na zona T para diminuir a oleosidade. (O primer já tem essa função)

DICA: O ideal é que as camadas de cada produto sejam bem finas e leves para não ficar tudo marcado ou pesado, com aqueeela cara de massa corrida.


E lembre-se sempre: MENOS é MAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário