27 de set. de 2012

Pesquisa afirma que usar salto faz bem


Imagine uma estrutura corporal de extrema elegância: bumbum empinado, peito para frente, costas eretas e barriga pra dentro, enfim, símbolos de uma postura imponente. Essa postura pode ser conseguida se você estiver em cima de um salto alto. Durante anos acreditamos que o salto alto apenas traz malefícios, porém tenho ótimas noticias, usar salto faz bem à saúde.

Segundo Simon Costain do Gait and Posture Center de Londres, é bom usar saltos sempre que possível. De acordo com o pesquisador, muitos dos problemas nos pés, pernas e coluna são causados pelo uso de sapatos baixos, como as sapatilhas, chinelos e rasteirinhas. O salto teria o poder de aliviar o estresse dos joelhos e tendões, e consequentemente, garantir uma postura melhor. Já os sapatos do tipo “salto zero” transferem o estresse diretamente para a coluna.

Além disso, uma pesquisa desenvolvida pelo cirurgião vascular João Potério Filho, cientista da Unicamp, constatou que o salto alto beneficia a circulação. A tese foi comprovada graças a um novo exame para medir pressão das veias das pernas. Através do exame – feito com mulheres usando saltos de 7 cm e 10 cm -, foi constatado que o uso de salto alto diminui a pressão nas veias, o que provoca uma melhor circulação do sangue. Resultado: além de deixar suas pernas mais poderosas, o salto alto impede que elas fiquem inchadas.

É importante ressaltar que para trazer benefícios para a saúde, o salto não pode passar de 10 cm. Alturas superiores a essa, causam o efeito oposto, como: o encurtamento nos músculos da parte de trás da perna, além de danos na coluna (aumentam as chances de se desenvolver quadros de lordose lombar), dores nos joelhos, calosidades, joanetes e unhas encravadas, no caso de sapatos de bico fino.

Agora ninguém mais vai ter desculpa pra tirar o salto no meio de uma festa, né?

✿✿✿ Já está sabendo do sorteio que está rolando no blog? Clique aqui e participe, é válido para todo o Brasil!!! ✿✿✿

Nenhum comentário:

Postar um comentário